Artigos Gustavo Bastos em 12 Mai 2008
Mini-implantes ortodônticos
Na história da Ortodontia podemos pinçar alguns fatos que mudaram a maneira como os Ortodontistas trabalham. A introdução das radiografias, a colagem dos brackets, a utilização das ligas super-elásticas e o advento das peças estéticas são apenas alguns. Mais recentemente podemos concentrar nossa atenção em três novidades: Invisalign, mini-implantes e tomografia computadorizada. Não há congresso ou curso onde esses temas não sejam amplamente debatidos. Vamos falar agora dos mini-implantes.
Na Ortodontia, o movimento do dente acontece em razão da aplicação de força. Quando uma força é aplicada a um dente, este se move. Ocorre que, de acordo com a terceira Lei de Newton, para toda ação, existe uma reação, ou seja, se aplicamos 100g de força a um dente utilizando outro como apoio, este outro também sofrerá a ação de 100g de força.
Durante um tratamento ortodôntico realizamos centenas de pequenos movimentos. Um ortodontista capacitado e conhecedor dos princípios de física mecânica, saberá controlar os movimentos desejados e indesejados utilizando um princípio ortodôntico conhecido como ancoragem, que consiste basicamente em utilizar um grupo de dentes como apoio para movimentar um dente ou um menor grupo de dentes, fazendo com que as reações às aplicações de força sejam minimizadas.
Até recentemente existiam poucas alternativas para apoio que não fosse os próprios dentes. Uma delas é o aparelho extra-oral, conhecido como “freio de burro”. Nem sempre o paciente aceita esta alternativa.
Os mini-implantes aparecem então como uma excelente alternativa temporária de ancoragem / apoio. Esses são rosqueados sem qualquer incomodo na maxila ou mandíbula do paciente e podem ser utilizados como apoio, facilitando e agilizando o trabalho do ortodontista. Por serem temporários, não se integram aos ossos, como é o caso dos implantes dentários, e podem ser substituídos ou removidos a qualquer momento sem nenhum desconforto.
Apesar de serem transitórios e absolutamente confortáveis, percebo ao conversar com meus pacientes e outros colegas dentistas que a maioria das pessoas não aceita muito bem a idéia de instalá-los. Isto deve ocorrer provavelmente por uma questão semântica, uma vez que a palavra mini-implante é associada pelos leigos ao implante dentário convencional que é extremamente mais complexo.
Nas fotos abaixo é possível observar o implante colocado e como ele é utilizado pelo ortodontista como apoio.
Enviar por e-mail | Hits para esta publicação: 5852

em 13 de Novembro de 2008 @ 16:00 1.Vanessa disse:
O aparelho dessa foto é o de cerâmica da macra clarity???
em 13 de Novembro de 2008 @ 17:36 2.Gustavo Bastos disse:
Sim, este é o clarity.
em 17 de Dezembro de 2008 @ 14:25 3.Gabriela disse:
Esses parafusos doem???
em 17 de Dezembro de 2008 @ 14:27 4.Gustavo Bastos disse:
Olá Gabriela,
Não, são completamente indolores…
Abraço,
Gustavo
em 19 de Dezembro de 2008 @ 09:15 5.Darlan disse:
Fiz um desses a uns 4 meses e realmente os mini implantes não doem nada. Foram colocados 2 no meu palato (céu da boca) para tracionar os molares. O problema, e maior incomodo, foi todo o aparato preso ao pequeno parafuso para realizar a tração.
A 1 mês surgiu uma displasia que foi desencadeada por um dos parafusos que acabou se soltando do osso e ficou pressionando a mucosa.
em 27 de Janeiro de 2009 @ 23:02 6.luis carlos disse:
caro colega,como pude observar,esta sendo usado um cursor p/ ditalisar 2ºpré,mas tem um miniimplante entre 1ºmolar e o pre,essa distalisação sera comprometida pelo parafuso.
outra coisa,o mini implante tbem é usado p/ não precisar da colaboração do paciente,pq nao colocou elastico no implante superior?
em 2 de Fevereiro de 2009 @ 19:41 7.Gustavo Bastos disse:
Olá Luis,
Fico feliz com a visita de colagas.
A foto em questão é apenas ilustrativa. A mecânica que foi aplicada não é discutida nesta post. Pelo menos não era a intenção.
Mas jã que vc levantou a bola, eu fotografei a situação pois havia usado o MI superior e coloquei em seguida o inferior. É claro que removi o superior para desenvolver a mecânica.
Atenciosamente,
Gustavo Bastos.
em 4 de Março de 2009 @ 20:23 8.Adriana Cardoso disse:
Boa Noite!
Uso aparelho ortodontico, tenho uma falha e a dentista disse que tenho que fazer o implante ou o mini implante.
Faz 1 ano e 4 meses que perdi o dente que preciso repor, qto tempo mais ou menos vcs acham que vai demorar para o dente ir para o lugar do utro.
Qual é o valor do mini implante?
em 5 de Março de 2009 @ 15:45 9.Gustavo Bastos disse:
Adriana,
Para poder opinar precisaria ver a situação. Em situações de ausencias ou perdas dentárias é muito comum optar-se por implantes. Eu particularmente, nunca descarto fechar os espaços com o aparelho.
Att,
Gustavo Bastos
em 10 de Abril de 2009 @ 14:34 10.Thiago Santos disse:
Prezado Gustavo,
Gostaria de saber se você poderia indicar algum curso teórico-prático de ancoragem esquelética com mini-implantes.
Muito obrigado,
Thiago.
em 10 de Abril de 2009 @ 15:48 11.Gustavo Bastos disse:
Thiago,
Procure por Carlo Marassi na Internet. Ele tem um bom material sobre mini-implantes.
Boa sorte,
Gustavo.
em 15 de Abril de 2009 @ 01:16 12.edmilton disse:
olá Gustavo, não querendo ser chato, porém sua foto são de tratamentos diferentes, já que possui uma classe II de molar e sua intenção é levar o canino em classe I, na foto superior.
Na foto inferior possui classe I de molar e canino. OK!
em 15 de Abril de 2009 @ 10:05 13.Gustavo Bastos disse:
Edmilton,
Eu sei que são de tratamentos diferentes. Basta contar os pré-molares…
Abraço,
Gustavo Bastos
em 19 de Abril de 2009 @ 17:17 14.gleice disse:
tenho k por aparelho e o mi quero saber se isso é feito tudo junto ou um de cada vez pois como nao tinha noçao do k era nao perguntei ao meu dentista e so vou voltar ao consultorio no proximo mês desde já agradeço pela resposta
em 21 de Abril de 2009 @ 13:06 15.Gustavo Bastos disse:
Gleice,
Não entendi o que você escreveu.
Gustavo Bastos.
em 1 de Maio de 2009 @ 23:09 16.Joana Sara disse:
Olá Gustavo, minha ortodontista falou que preciso usar mini implantes pra fazer intrusão dos incisivos superiores, daí imaginei que iria colocar entre o lateral e o canino, da cada lado, mas não, serão colocados na linha media, um por vestibular e outro por palatina. Sei que é dificil planejar sem conhecer o caso detalhadamente, mas o que vc poderia me dizer pra esclarecer esse caso, é comum esse tipo de planejamento? Obrigada.
em 6 de Maio de 2009 @ 09:45 17.Rosana Silva disse:
Bom dia Gustavo,
Irei colocar 6 mini implantes na próxima semana, confesso q fiquei um pouco assustada, mas lendo a reportagem e esses comentários fiquei um pouco mais tranquila! Pergunto colocar 6 não é demais? Posso colocar de uma vez só? Outra coisa irei intruir um dente superior(forçar ele para subir) e e nesse irei colocar 3 mini implante..será q relamente não terei problemas??? Agradeço a atençao e obrigada.
em 30 de Maio de 2009 @ 22:00 18.Gustavo Bastos disse:
Joana,
Eu já ví este procedimento de intrusão ser realizado em artigos científicos. Nunca fiz.
Me parece uma idéia interessante. Entretanto, eu sempre tenho um plano B quando opto em usar os mini-implantes, pois nem sempre o que planejamos vai funcionar….
Boa sorte!
Gustavo.
em 30 de Maio de 2009 @ 22:03 19.Gustavo Bastos disse:
Rosana,
Hoje em dia muitos ortodontistas apostam todo o seu tratamento nos mini-implantes. Realmente esses dispositivos são muito interessantes. Mas… e se um dos seis mini-implantes falhar? E se um dos seis, e eu disse apenas um, soltar?
Eu penso que os mini-implantes devem ser utilizados com muita inteligência e parcimônia. Não aposto todas as minhas fichas neles. Eu os uso mas sempre com um plano B na manga, caso tenha alguma dificauldade com eles.
Boa sorte!
Gustavo.
em 17 de Junho de 2009 @ 17:25 20.sonia brito disse:
Boa tarde! Eu vou colocar 6 mines implantes tbem e gostaria de saber o valor, pois foi me cobrado um valor no qual eu achei muito caro… sem mais. sonia
em 23 de Junho de 2009 @ 13:07 21.Gustavo Bastos disse:
Sonia,
Em meu consultório não cobramos para instalar mini-implantes. Esses custos estão incluídos nos custos do tratamento. Sendo assim, não sei quanto se cobra pelo procedimento individualmente.
Atenciosamente,
Gustavo
em 29 de Junho de 2009 @ 20:30 22.Marcos Silva disse:
Olá, irei colocar 2 minimplantes na mandíbula, fiquei com medo de atingir meu canal mandibular, meu dentista falou q isso é raro mas pode acontecer, esse risco é alto ou é baixo, tenho outras opçõs mais vantajosas, para verticalizar meu 2º molar, tenho ausências de 1º molares.
em 3 de Julho de 2009 @ 09:29 23.Adriellen disse:
Coloquei dois mini implantes ontem, para intruir dois molares. Garanto que a ilustração do mini implante é bem mais assustadora do que a cirurgia em si. Não sinto nada.
em 14 de Julho de 2009 @ 23:07 24.Izabela Oliveira disse:
Olá… queria saber se gestante pode fazer esse miniimplante?
obrigada
em 22 de Julho de 2009 @ 08:25 25.Gustavo Bastos disse:
Marcos,
Os mini-implantes são realmente uma ótima opção para diversos tratamentos ortodônticos. Eu particularmente os uso com sucesso.
Acredito que não haverá muito problema em tentar colocar este mini-implante, pois não se aplica anestesia profunda para sua instalação, o que significa que, atingindo o nervo, vc sentir[a dor. Caso isso aconteça, aborta-se o procedimento.
Eu uso os mini-implantes como uma alternativa de tratamento, sempre tendo a opção de não usá-los caso haja alguma falha ou dificuldade no seu uso.
Boa sorte!
Gustavo
em 22 de Julho de 2009 @ 08:28 26.Gustavo Bastos disse:
Izabela,
A contraindicação para as gestantes está na anestesia. Geralmente os mini-implantes não requerem anestesia profunda. Entretento, evite qualquer procedimento durante os primeiros 3 mêses e os últimos 3 mêses de gravidez.
Outra possibilidade de risco seria uma infecção causada pelo mini-implante, o que é raro…
Lembre-se também que nenhum tratamento ortodôntico é emergencial, o que significa que vc poderá sempre adiá-lo mais alguns meses…
Boa sorte!
Gustavo
em 25 de Julho de 2009 @ 17:33 27.Letícia disse:
Bom , estou em meio a um tratamento ordontico , já fiz a colagem e coloquei dois mini implantes na parte de cim da boca , agora vou arracar dois dentes , e depois os dois de baixo , no momento ainda não coloquei o ferro que liga os brackets , assim que arrancar os dois dentes posso colocar o ferro ?
em 27 de Julho de 2009 @ 14:55 28.joseliny disse:
Olá,
Meu filho tem 7 anos, devido um trauma o dente 21 está posição horizontal. O médico sugeriu um mini implante. Na sua opinião o melhor fz esse procedimento com a raíz do dente fechada ou aberta visto q ainda esta se formando.
Grata,
em 28 de Julho de 2009 @ 12:49 29.silvana cerqueira disse:
Bom dia Dr Gustavo
A minha pergunta é a seguinte,coloquei dois mini implantes nos molares para puxa-los para cima .
O problema é que já se soltaram duas vezes , porque isso acontece ? será que meus ossos não estão segurando os parafusos, nesse caso tem outra alternativa?
Silvana
em 2 de Agosto de 2009 @ 23:04 30.Hellen disse:
Oi Gustavo,Boa noite
Estou fazendo meu TCC sobre Ancoragem Ortodontica com Mini-Implantes, você tem algum Material que possa me ajudar? artigo etc..
Obrigada
Hellen
em 6 de Agosto de 2009 @ 19:06 31.Lívia de Oliveira disse:
Boa tarde!
Faço tratamento e minha dentista me aconselhou colocar o mini implante. Vou extrair 4 dentes (2 em cima e 2 em baixo) e colocar um mini implante em cima e outro em baixo para “puxar os dentes”. Ela disse q meus dentes ja estão alinhados, agora é só puxar. O q normalmente duraria em torno de um ano, um ano e pouco com o tratamento tradicinal, ela disse q com o mini implante faz em 4 ou 5 meses, pois é muito rápido depois que o tratamento com eles se inicia. Isto é verdade? Fiquei um pouco receosa..
Obrigada!
em 10 de Agosto de 2009 @ 14:02 32.Gustavo Bastos disse:
Letícia,
A esta altura acho que vc já deve estar com os fios colocados.
Boa sorte!!
Gustavo
em 10 de Agosto de 2009 @ 14:04 33.Gustavo Bastos disse:
Joseliny,
Este é uma situação interessante e atípica. Preciso ver a foto e a radiogafia para dar opinião.
Abc,
Gustavo
em 10 de Agosto de 2009 @ 14:07 34.Gustavo Bastos disse:
Silvana,
Os mini-implantes não são A SOLUÇÃO mágica para tudo. Devem ser utilizados com inteligência e sempre devemos ter um plano B caso aconteçam falhas.
Como já disse em outro post, eu utilizo os MI com muito cuidado, pois as vezes eles se soltam e o planejamento proposto vai por água abaixo….
Confesso que eu uso os MI hoje menos do que há alguns anos atrás…. Mesmo assim são ótimos recursos.
Att,
Gustavo.
em 10 de Agosto de 2009 @ 14:08 35.Gustavo Bastos disse:
Hellen,
Sim, eu tenho.
Att,
Gustavo
em 10 de Agosto de 2009 @ 14:09 36.Gustavo Bastos disse:
Lívia,
Eu tb ficaria bastante receosa……
Boa sorte,
Gustavo
em 12 de Agosto de 2009 @ 03:53 37.Jeferson disse:
Doutor, depois de ler essa matéria estou muito mais tranquilo, eu tinha vários grilos rondando meus pensamentos, e essa sua elucidação sobre os mini-implantes me trouxe uma tranquilidade muito grande, eu já extrai dois dentes, da parte superior da arcada, foram os dois dentes anteriores aos caninos, o único problema é o valor, cada mini-implante custará 300 reais, ou seja, lá se vão 600 reais embora, quando perguntei o porque desse alto valor o dentista me disse que tem que se cobrar uma margem de prejuízo por que se o implante sair ele terá que trocar e não poderá cobrar nada pela troca, procede doutor?
muito obrigado!
em 12 de Agosto de 2009 @ 04:02 38.Jeferson disse:
outra questão doutor, eu tinha a mordida muito funda, ou seja, os dentes superiores quase que encobriam totalmente os de baixo quando eu mordia, tive que usar um aparelinho móvel para levantar a mordida antes de chegar até essa etapa da extração e dos implantes, mas ele disse que os implantes tambem irão ajudar a elevar os dentes, ou seja, será que o implante já não poderia ter sido feito lá no ínicio, sem precisar usar esse aparelinho móvel para levantar a mordida, será que os implantes já não eram suficientes?
grato doutor?
em 12 de Agosto de 2009 @ 19:59 39.Gustavo Bastos disse:
Jefferson,
Realmente faz sentido a proposta de valores para os mini-implantes de seu ortodontista.
Com relação à segunda pergunta eu não tenho subsídios suficientes para responder…
Abc!
Gustavo
em 12 de Agosto de 2009 @ 22:55 40.HELENA disse:
Eu tenho 53 anos, estou usando aparelho para tentar fechar dois espaços inferiores para descartar a possibilidade de implantes, isto é possível? E com o mine implante terei mais chances?
em 12 de Agosto de 2009 @ 22:55 41.HELENA disse:
Eu tenho 53 anos, estou usando aparelho para tentar fechar dois espaços inferiores para descartar a possibilidade de implantes, isto é possível? E com o mine implante terei mais chances?
em 14 de Agosto de 2009 @ 22:38 42.juliana disse:
olá,
acabei de colocar meu aparelho de ceramica,qual peguei bem caro,agora meu dentista quer que eu coloque os mini implantes,na hora me convenceu que não duia,e que a cirurgia era super simples e rápida, mas a dor veio quando ele me passou o orçamento…me pediu 350 por cada mini implante, 700 reais por dois parafusinhos …esses valores são altos assim mesmo?
em 16 de Agosto de 2009 @ 15:06 43.Gustavo Bastos disse:
Helena,
Antes dos mini-implantes fechar espaços como este que vocêa descreve já era possível. Com os mini-implantes esses movimentos ficaram mais simples de serem executados.
Boa sorte,
Gustavo.
em 16 de Agosto de 2009 @ 15:11 44.Gustavo Bastos disse:
Juliana,
É uma pena que todos os detalhes do seu tratamento não tenha sido discutidos préiamente… Isto evitaria situações como esta que vc descreve que acaba desgastando a importante relação entre o profissional e seu paciente.
Converse com seu dentista sobre isso. Tenho certeza que ele tb quer acertar.
Abraço,
Gustavo
em 19 de Agosto de 2009 @ 23:23 45.simone nascimento disse:
Dr Gustavo vou começar o tratamento do meu filho de 13 anos e fui orientada que meu filho deveria extrair 4 prè molares,ou colocar o MI.Mas pelo que entendi em sua matéria uma coisa nao substitui a outra já que o MI é mais um suporte para tracionar o dente e nao abre espaço para os dentes se moverem.
Ele é classe 2.Estou correta em meu entendimento.Tirando 2 em cima necessariamente tem que tirar os debaixo.
em 23 de Agosto de 2009 @ 17:44 46.Gustavo Bastos disse:
Simone,
Pacientes Classe II em crescimento podem ser tratados, na minha opinião, de algumas formas:
1 - Controle de crescimento maxilar com aparelho extra-bucal
2 - Extração de 4 pré-molares quando há falta de espaço na arcada inferior
3 - Extraçào de 2 pré-molares quando o arco inferior está bem alinhado
Nos casos de extraçào, deverá haver ancoragem (apoio) para que os dentes de trás não venham para a frente durante o fechamento de espaço. Existem muitas opções para controle de ancoragem, tais como os aparelhos extra-bucais, barras palatinas ou mesmo os mini-implantes.
Já tratei com sucesso jovens nesta idade com mini-implantes e extraçòes de 2 pré-molares.
A escolha do tratamento mais adequado deve ser feita pelo seu ortodontista e discutida com vc. Há sempre vantagens e desvantagens para cada opção de tratamento.
Att,
Gustavo
em 25 de Agosto de 2009 @ 18:47 47.simone nascimento disse:
Dr. Gustavo
Obrigada pelo esclarecimento.
Deus o abençoe.
em 6 de Setembro de 2009 @ 01:57 48.helka disse:
hola , quería saber a que nivel se coloca un miniimplante de un paciente clase III que presenta la bateria anterior en la arcada superior. gracias
em 9 de Setembro de 2009 @ 10:15 49.Marizete disse:
Dr. Gustavo, a ortodontista disse q tenho q colocar dois mini implantes em um dente para intruí-lo, pois devido eu ter uma falha na arcada inferior q futuramente será implantado um dente, o superior desceu e esse mini implante é para “subir esse dente”, gostaria de saber se existe outra forma de intruir este dente sem ser com o mini implante?
em 9 de Setembro de 2009 @ 10:23 50.Gustavo Bastos disse:
Marizete,
Os mini-implantes são atualmente a melhor opção para esta situação específica. Antigamente o que se fazia, era desgastar o dente superior (no seu caso) até que ele ficasse na altura correta. Este procedimento é bem rápido, entretanto envolve remover esmalte, quando não também dentina do dente…
Cada caso é um caso, o seu dentista deve orientá-la sobre todas as opções.
Abraço,
Gustavo
em 9 de Setembro de 2009 @ 10:24 51.Gustavo Bastos disse:
Helka,
Não compreendi sua pergunta…
Gustavo
em 9 de Setembro de 2009 @ 12:22 52.Vanilze disse:
Bom dia doutor!
Faço tratamento ortodontico para corrigir meus dentes. Minha arcada é para fora, e minha dentista disse q teria que extrair 4 dentes - 2 em cima e 2 em baixo - para puxa-los para dentro. Como preciso de um tratamento que me dê um retorno rápido, ela me falou sobre o mini implante. Me interessei e decidi colocar. Porém, ela disse q extrairia os dentes em um mês e colocaria os mini implnates em outro, uma vez que teria q crescer um osso no lugar dos dentes extraídos. Isto é verdade? como funciona? Posso extrair os 4 dentes em um só dia? O mini implante é mesmo um tratamento em que o retorno é + rápido que o convencional?
Muito Obrigada!
em 11 de Setembro de 2009 @ 00:34 53.Z.C.F.F disse:
Quem inventou esse método de tratamento pecou quando escolheu o nome dado ao mesmo!!
Quando meu ortodontista me falo de mini implante imaginei que eu teria que recolocar os dentes que retirei para o tratamento ortodôntico!!!
Porque não explicam do que se trata?
Isso deixa qualquer paciente angustiado !!!
Toda vez que eu pensava que teria de recolocar novamente os dentes eu pensava em mandar arrancar o aparelho e desistir de tudo!! rsrs
Só descobri como é feito o tratamento, agora… e nem sei o que me fez pesquisar sobre o assunto!!!
Pena que imagino q pacientes ficam sofrendo até o dia de colocá-los sem saber do que se trata.
Agora fiquei mqis aliviada!!! Obrigada!!
Zenaidde Cristina Ferreira Filgueiras!
em 13 de Setembro de 2009 @ 21:21 54.Gustavo Bastos disse:
Vanilze,
1 - Não sugiro remover os 4 dentes de uma vez só.
2 - Acho razoável extrair os dentes e depois colocar os mini-implantes.
3 - Não chegará a crescer osso no espaço deixado pelos dentes extraídos, mas haverá uma cicatrização normal e natural que será substiuída aos poucos, a medida que os dentes se movimentarem
Tudo que vc me escreveu está, segundo minha opinião, ok.
Boa sorte!
Gustavo
em 18 de Setembro de 2009 @ 18:00 55.Jeferson de Aguiar Coelho disse:
doutor, paguei 600 reais em dois parafusos, caro né? por curiosidade, quanto custa em média cada parafuso desses para o dentista? muito obrigado!
em 18 de Setembro de 2009 @ 18:21 56.Gustavo Bastos disse:
Prezado Jeferson,
Estava conversando com uma colega dentista sobre isso hoje. Não exatamente sobre parafusos, que custam em média 80 ou 100 reais, acredito… Mas sobre a precificação dos tratamentos prestados por ortodontistas. Algumas considerações:
Você pergunta quanto custa o parafuso - mini-implante mais especificamente. 100,00 reais eu respondo. Então você automaticamente calcula e chega a conclusaão óbvia que o dentista “lucrou” 400,00 no procedimento. Será que o preço é justo?
Vamos aos fatos. Quanto o dentista pagará de impostos por este procedimento? Em torno de 20% no mínimo. Quanto são os seus custos no consultório? Investimentos em equipamentos? Cursos ? Universidade? Congressos? funcionários no consultório etc…
Logo, se o parafuso for R$ 100,00, e os impostos no mínimo 60,00, quanto sobra para pagar os custos? Até agora sobrou 140,00. Bem, vamos dizer que os custos são no mínimo 40,00 pelo procedimento, sobram 100,00 de lucro. Será que isso é sificiente para arcar com todos os custos contraídos com cursos, congressos, universidades etc….
Minha dica: Se concentre em escolher um bom profissional, com uma boa formação. Os honorários desses profissionais são sempre maiores, mas, como diz o ditado:
“O barato sempre sai caro”
Boa sorte,
Gustavo
em 18 de Setembro de 2009 @ 22:18 57.Jeferson de Aguiar Coelho disse:
tem razão, o custo é auto, por que a odontologia em si é cara, acredito que a profissão de dentista, ortodontista, enfim, é bem lucrativa, mas concordo plenamente com o que você disse, as vezes o barato sai caro, o problema é quando o caro sai mais caro do que você poderia imaginar, rsrs, abraço!
em 18 de Setembro de 2009 @ 22:27 58.Jeferson de Aguiar Coelho disse:
e outra doutor, se é 100,00 reais mesmo ele se deu muito mal, o mini implante do lado direito encaixou de primeira, já do lado esquerdo, ele perdeu uns dois ou três mini-implantes por que estava pegando na raiz, então, no meu caso ele deve ter tido prejuizo, rsrs, e ai passou um mês, um dos mini-implantes soltou, ele resolveu tirar o outro mini-implante por que só havia puxado de um lado já que um soltou prematuramente, então ele resolveu partir para uma outra alternativa, que agora sinceramente não conseguirei te explicar, se não der o resultado que ele esperar ele vai voltar a colocar os mini-implantes, as vezes eu acho ele meio confuso, mas agora é tarde para desistir, abraço!
em 22 de Setembro de 2009 @ 13:47 59.Neila Bio disse:
Dr. Boa Tarde!
Ontem meu dentista colocou 2 mini implantes e de um lado foi super tranquilo, do outro já nem tanto…foram colocados entre dois dentes e hoje os dentes estão doendo…é comum ou pode ter ocorrido algum problema no procedimento?
Obrigada
em 13 de Outubro de 2009 @ 18:13 60.A. R.Souza disse:
Dr. Gustavo,gostaria de saber se posso colocar aparelho ortodontico,sendo que já extrair tres dentes da arcada inferior?
em 13 de Outubro de 2009 @ 21:30 61.Gustavo Bastos disse:
Souza,
Colocar ou não mini-implantes depende do planeamento ortodontico estabelecido para vc. Se o tratamento ortodôntico e vc se benefciarem de mini-implantes, não vejo problemas. As extrações não influenciam a decisão por ter ou não os implantes, mas sim o planeamento ortodôntico.
Boa sorte,
em 14 de Outubro de 2009 @ 14:23 62.A. R.Souza disse:
Obrigado pelo esclarecimento!
em 16 de Outubro de 2009 @ 12:23 63.alcielly disse:
Dr.gustavo
com relação ao tempo, é mais RAPIDO alcança o objetivo esperado (ex fechamento de um espaço), com o mini implantes do q com ancoragem em dentes ??? se puder explica agradeço é q acabei decomeçar curso d orto e estou pesquisando algumas coisas .obrigado!!!!!!!!!
em 21 de Outubro de 2009 @ 12:30 64.Gustavo Bastos disse:
Alcielly,
Depende do caso. As vezes queremos, por exemplo, tracionar um canino para a distal com o uso de MI, sem nenhuma perda de ancoragem. Neste caso o canino terá que se mover 7mm aprox.
Com a ancoragem em dentes, os 7mm de espaço da extração serão fechados não apenas pelo movimento dos caninos para a distal como o movimento dos molares para a mesial. Como neste casos ocorre tudo ao mesmo tempo, TEORICAMENTE o fechamento dos espaços seria mais rápido.
Abraço e sucesso no seu curso!
Gustavo
em 27 de Outubro de 2009 @ 21:23 65.Jacianny Marrala disse:
Coloquei o meu aparelho fixo a dois dias mas me encomoda muito faz muita pressão nos dentes é normal sentir está pressão logo nos primeiros dias? por favor me respondam
Bjsss
em 11 de Novembro de 2009 @ 23:25 66.karina fabri disse:
Oi doutor!!
Bom eu tenho um canino superio incluso,ja faz mais ou menois 1ano e 4 meses q estamos tentanto trazer o dentinho , mais sem resultado.
Meu dentista me disse e a segunda opçao é o implante, eu gostaria de saber se pode na mesma cirurgia retirar o canino incluso e ja se colocar o implante?
obrigada
em 19 de Novembro de 2009 @ 15:16 67.Gustavo Bastos disse:
Jacianny,
Os primeiros três dias são os mais difíceis. Vai melhorar, fique tranquila.
Atenciosamente,
Gustavo
em 19 de Novembro de 2009 @ 15:18 68.Gustavo Bastos disse:
Karina,
É difícil opinar. Primeiro porque eu tentaria sempre trazer o seu canino. Segundo, pois escolhendo o implante dependerá da posição do dente e da própria cirurgia para decidir se coloca-se o implante antes ou depois.
Atenciosamente,
Gustavo Bastos
em 9 de Dezembro de 2009 @ 18:16 69.Leandro disse:
Dr. Gustavo,
Quanto tempo é necessário para abrir um espaço de 1cm logo após o canino com os MI’s?
At.,
Leandro
em 10 de Dezembro de 2009 @ 14:37 70.Geisa disse:
Dr.Gustavo
No próximo mês colocarei 2 micro implantes pois tive de tirar os meus molares inferiores os superiores. Gostaria de saber se existe uma outra possibilidade para o tratamento? O valor é muito alto. Observei as suas considerações sobre isso..concordo mas se tiver uma possibilidade mais barata, vou optar por ela.
Obrigada.
Geisa
em 10 de Dezembro de 2009 @ 14:41 71.Gustavo Bastos disse:
Leandro,
Vc tem certeza que é mesmo 1cm. Esta medida equivale a 10mm…. 10mm é quase o tamanho de um molar.
Bem, se for isso, pense que somos capazes de movimentar um dente em torno de 1mm por mês.
Atenciosamente,
Gustavo
em 14 de Dezembro de 2009 @ 16:11 72.Leandro disse:
Obrigado pela ajuda Dr. Gustavo!
A questão é que preciso chegar os meus caninos mais para trás, porém não há espaço… ou seja, terei que movimentar os molares mais para trás, para abrir espaço para movimentar o canino.
O dr. acha que em 1 ano eu consigo fazer todo este movimento (movimentar os molares + o canino) com os MI?
Grato,
Leandro
em 2 de Janeiro de 2010 @ 14:42 73.Andréa disse:
Retirei dois dentes e por tanto tenho dois espaços e faço uso de aparelho ortodontico fixo e minha ortodontista me deu apossibilidade para colocar o mini implante, mas ela me disse q tenho muito tempo q meus dentes foram extraidos um foi a 19 anos atrás e o outro um pouco menos ela disse q n tem osso suficiente p puxar meus dentes de trás pois onde existe os espaços os ossos n tem mais nervos e correntes sanguinea, como se o osso estivesse selado e eu correria o risco de perder os mus dentes se puxados p este espaços sem sangue …
achei muito estranho, quero saber posso usar miniimplante p corrigir estes espaços e n perder os meus entes naturais, uma vez q eles vão para o lugar dos dentes q perdi a muitos anos:
obrigada,
no aguardo urgente da resposta.
em 3 de Janeiro de 2010 @ 10:49 74.Letícia disse:
Olá , eu estou com tartaro na parte inferior dos dentes ,no canto dos brackets , eu gostaria de saber se tem como retirar sem tirar os brackets e em torno d equantos reais fica isso ;
Obg
em 3 de Janeiro de 2010 @ 15:28 75.Gustavo Bastos disse:
Leandro,
Só vendo as fotos do seu caso para dar uma opinião mais precisa….
Abraço,
Gustavo
em 3 de Janeiro de 2010 @ 15:33 76.Gustavo Bastos disse:
Andréas,
1 - Espaços como este que você tem podem SIM ser fechados ortodonticamente. Ocorre que é difícil e o ortodontista tem que ser craque para conseguir. Eu tenho alguns casos nessas condições em andamento no meu consultório neste momento.
2 - Os mini-implantes são auxiliares no tratamento ortodôntico, facilitando o trabalho do ortodontista. Eles podem ou não serem usados no seu tratamento. O que eu quero dizer é que o seu tratamento provavelmente não é implante dependente.
Ok?
Gustavo
em 3 de Janeiro de 2010 @ 15:35 77.Gustavo Bastos disse:
Letícia,
Você deve estar precisando de uma limpeza. Ligue para o meu consultório para obter mais informações sobre este procedimento.
21 - 2267-8373
Abraço,
Gustavo
em 3 de Janeiro de 2010 @ 16:17 78.Jacianny Marrala disse:
é normal a dentista demorar para por a parte de baixo do aparelho fixo ? caso a resposta for sim por que isso ocorre? e o tempo de colocar a parte inferior varia de pessoa para pessoa? muito obrigado
bjss
em 9 de Janeiro de 2010 @ 13:02 79.elaine disse:
olá tenho falta de dentes na parte de baixo ..ai os de cima desceu ..meu dentista opitou pelo mini implante para ajudar subir mais rapido ..para poder colocar uma protese em baixo …gostaria de saber se realmente vai ajudar subir mais rapido mesmo ..obrigado ..
em 25 de Janeiro de 2010 @ 19:42 80.Gustavo Bastos disse:
Jacianny,
Sim, de acordo com o planejamento do seu caso esta montagem pode levar mais ou menos tempo.
Pergunte a sua ortodontista!!
Abraço,
Gustavo
em 25 de Janeiro de 2010 @ 19:43 81.Gustavo Bastos disse:
Elaine,
Sim, é a opção mais moderna que existe.
Gustavo
em 28 de Janeiro de 2010 @ 14:49 82.Náira disse:
Oi… boa tarde!
Gostaria de saber se depois que os mini implantes fechar os espaços do dente ( o tratamento terminar) o dentista retira o mini implante ou é para sempre?
Muito obrigado! Abraços.
em 16 de Fevereiro de 2010 @ 20:16 83.Gustavo Bastos disse:
Náira,
Os mini-implantes são removidos sempre.
Att,
Gustavo
em 25 de Fevereiro de 2010 @ 12:15 84.Mariany disse:
Dr. Bom dia,
Ontem meu ortodentista tentou colocar o mini-implante mais o osso estava muito duro e não foi possível roscar…olha que ele tentou bastante mais sem sucesso.
Ele remarcou para outra data e irá usar uma “furadeira” para ajudar a instalar o parafuso. Este procedimento é indicado?
Obrigada.
em 26 de Fevereiro de 2010 @ 17:24 85.Livia disse:
Tive avulsão dos 3 dentes da frente há 12 anos atrás, fiz o tratamento de canal e recobri os dentes com porcelana, porém agora em um deles está tendo reabsorção, e o meu dentista aconselha a retirada do mesmo, colocar um provisório, pois tenho mordida aberta, procurar um especialista, colocar o aparelho para tentar melhorar a mordida, apesar dos 3 dentes da frente não se movimentarem, e depois de retirar o aparelho, fazer o implante com pino dos três dentes na melhor posição possível. O que vc acha?
em 3 de Março de 2010 @ 18:54 86.Gustavo Bastos disse:
Mariany,
As vezes, mesmo se tratando de parafusos auto-rosqueáveis, não conseguimos instalar o implante. Quando isto acontece podemos usar uma pequena broquinha especial para fazer uma leve perfuração que guiará o implante.
Boa sorte!!
Gustavo
em 3 de Março de 2010 @ 18:57 87.Gustavo Bastos disse:
Livia,
Trata-se realmente de uma situação atípica que merece atenção, pois o tratamento das mordidas cruzadas não é simples.
Vc deve escolher com muito cuidado o ortodontista que irá tratá-la, pois dependendo da severidade desta mordida aberta algumas mecanicas ortodônticas não poderão ser implementadas no seu caso, devido às avulsões.
Para uma opinião mais precisa, seria necessário examiná-la e ter a documentação radiográfica.
Att,
Gustavo
em 5 de Março de 2010 @ 15:49 88.Ana disse:
Vou colocar 4 implantes e aparelho. Isto porque tenho de fechar alguns buracos devido a extrações de molares. Os quatro implates vão ser colocados à frente, dois em cima e dois em baixo. Gostaria de saber como ficam esteticamente no final? So se ve a cabeça do parafuso ou tem de se colocar elasticos ou algum outro suporte?
Obrigado
em 6 de Março de 2010 @ 02:03 89.Katia disse:
Olá..
há seis semanas fiz um implante de carga imediata..o local ficou com a genviva escura, porém usava aparelho movel, houve o desgaste da placa de hawley no local do dente implantado, onde não toca mais esse dente. Gostaria de saber se pode haver movimentação pelo fio do aparelho ou prejudicar na osseointegração?
Agradeço.
em 10 de Março de 2010 @ 22:55 90.Gustavo Bastos disse:
Ana,
Os mini-implantes são muito discretos. Acho que ninguém, tirando vc e seu ortodontista, saberá que vc tem.
Boa sorte!!
Gustavo
em 10 de Março de 2010 @ 22:56 91.Gustavo Bastos disse:
Katia,
Não entendi muito bem a sua pergunta. Vc recebeu um implante dentário ou um mini-implante ortodôntico???
Aguardo seu comentário,
Gustavo
em 15 de Março de 2010 @ 20:47 92.Katia disse:
eu fiz um implante dentário. Mais antes de fazer usava aparelho fixo, tirei e coloquei o aparelho movel (contenção/placa de hawley), e antes de completar um ano com o movel eu fiz um implante dentário de um canino, porem na região desse canino implantado houve o desgaste da placa e ajuste no fio para que não houvesse contato com o implante, então gostaria de saber se mesmo sem esse contato pode haver alguma interferencia por causa do aparelho movel que ainda estou usando.
em 23 de Março de 2010 @ 21:44 93.maria angela disse:
Na 2ªfeira passada, me submetir a fazer um implante dentario na parte inferior em uma determinda faculdade academica, eu estava anciosa para saber do resultado final, eu tinha um Rots, que me incomomodava ainda então pensei na possibilidade de fazer implante, mas o resulatado não foi agradavel, sinto vontade de tira tudo da minha boca, foi colocado em minha boca 4 parafusos para fixar a protese, mas não me agradei de nada,a partir daí começou o deconforto na parte inferior me sinto sem conforto tem momento que desejo arrancar tudo dentro da minha boca , mas ao mesmo tempo vejo que é complicado é tudo encaixado.Será possivel haver esse tipo de rejeição sim ou não, as vezes acho que não me acostumei, tem momento que penso que posso tirar fora é horrivel. Fico chorando de arrependimento.
em 3 de Abril de 2010 @ 07:28 94.andre costa disse:
saudacoes
estou no japao e necessito fazer alguns implantes .
gostaria de saber as seguintes informacoes:
1………..gostaria de colocar Dentes (proteses)e parafusos de fixacao aqui do japao.made in japan. ou alemanha…
2………..ja com consulta e radiografias e (numeros dos Dentes? e parafusos?? a colocar) se posso portar ao seu consultorio?
3 qual a possibilidade .?.
se nao de qual laboratorio e os parafusos fornecidos por sua clinica?
posso enviar fotos dos parafusos e nome dos laboratorios de onde vou adquirir?
qual o preco minimo praticado para fixacao somente de um implante?( tratamentos simples /tratamentos mais complicados?)
qual diferenca de implante dentario para implante ortodontico??? estou confuso com sua pergunta acima ao cliente…!!!!???
numa so consulta se pode fazer todos os implantes creio que sejam (5)cinco ao todos
desde ja agradeco sua atencao.
andre costa por favor se possivel direcione menssagem para meu e mail neyous@live.jp
obrigado.
em 15 de Abril de 2010 @ 13:31 95.Simone disse:
Oi,
Estou no final de um tratamento com aparelho fixo e devido a ausência do pré molar, meu orto me deu duas opções de tratamento, fazer uso de um implante dentário para fechar o espaço e a aoutra opção seria um mini implante, um pouquinho mais demorado. Qual dos dois tratamentos vc aconselharia? E pq?
Estou no aguardo!
Obrigado.
em 18 de Abril de 2010 @ 14:15 96.implantes disse:
Eu fiz um implante dentário e indico a todos pois é super tranquilo e o resultado maravilhoso
Ana
em 18 de Abril de 2010 @ 19:43 97.Camila disse:
Olá,
Meus dentes já estao alinhados. Fiz a extraçao de 4 pré-molares e coloquei 4 mini implantes. Qto tempo em média demora para os espaços fecharem? Meu dentista disse q com os implantes em 7 meses os espaços estariam quase imperceptiveis já. Me chamou a atençao a foto ilustrativa. O aparelho é igual o meu e o implante foi colocado em local semelhante… rrsrsrs… Realmente nao doi quase nada a colocaçao. A unica diferença é um maior cuidado na higiene, já que ocorre acumulo de alimento, principlamente nas “borrachinhas” para traçao.
Abraço
em 22 de Abril de 2010 @ 09:59 98.renata disse:
eutenho falha de dente na parte inferior,,eu posso usar aparelho ortodontico na parte superior ? desde já agradeço
em 9 de Maio de 2010 @ 22:05 99.Gustavo Bastos disse:
Katia,
Parece que seu aparelho não vai interferir no implante.
Parece que vc não precisa se preocupar.
Abc,
Gustavo.
em 9 de Maio de 2010 @ 22:07 100.Gustavo Bastos disse:
Maria Angela,
Não tenho como responder à sua pergunta. Sou especialista em ortodontia. Vc deve consultar um especialista em implantes dentários e ter sempre muito cuidado ao escolher onde vc vai se tratat da próxima vez.
Boa sorte,
Gustavo
em 9 de Maio de 2010 @ 22:09 101.Gustavo Bastos disse:
André,
Me parece que vc precisa conversar com um especialista em implantes dentários e não implantes ortodônticos.
Conheço excelentes profissionais aqui no Rio. Se quiser tenho como referenciar alguns.
Atenciosamente,
Gustavo
em 9 de Maio de 2010 @ 22:12 102.Gustavo Bastos disse:
Simone,
Acho que vc talvez vc não tenha entendido as propostas de seu dentista. O implante provavelmente seria colocado para repor a ausência dentária. O mini-implante ortodôntico serviria como apoio para “puxar” dentes e fechar o espaço. A segunda opção demoraria mais pois envolveria todo um esforço de mecânica ortodontica.
Abraço,
Gustavo
em 14 de Maio de 2010 @ 02:15 103.Claudia disse:
Olá doutor,
eu tenho caninos inclusos, e eu optei por nao tracioná-los, então meu dentista me disse que podemos simplesmente extrair os de leite, colocar um mini implante e fechar o espaço. Porém fiquei com dúvida se permanecer com esse dente pode trazer algum problema para as raizes dos que fecharem esse espaço.
Agradeço desde já.
em 22 de Maio de 2010 @ 13:01 104.Dayane disse:
Quando há falta de espaço para alinhar todos os dentes sobre os ossos maxilares, bem como a estética facial precisa ser melhorada, existe outra alternativa ao não ser a extração de dentes?
Att,
Dayane.
em 27 de Maio de 2010 @ 23:55 105.Giovanna disse:
Olá Doutor,
Nasceu um dente entre o 1º e 2ºpré-molar parte inferior, quando o dentista extraiu o dente levantou esses dois, ou seja minha raiz está a mostra, não é muito mas sinto muita dor, o que posso fazer?
Outra dúvida: A irmã desse dentista fez um canal no meu 1º pré - molar superior,mas não fechou, disse que o irmão dela tinha que fechar o dente, mas ele sumiu, depois de alguns meses o encontrei em outro consultório, mas já era tarde ele sugeriu que eu colocasse uma coroa, desgastou o meu dente e não terminou, hoje tenho só a raiz. ( Depois de ter ocorrido isso, consultei o CRO e não tinha registro, após 6 meses apareceu CRO provisório), procurei uma dentista muito boa, e como eu quero colocar aparelho, ela disse que é possível eu trazer os dentes de trás para frente para preencher o espaço do 1º pré - molar, pois a minha raiz vai ter que ser extraída. Isso é possível?
Agradeço a atenção.
em 21 de Junho de 2010 @ 18:44 106.Gustavo Bastos disse:
Claudia,
Dentes inclusos são um desafio e as chances de sucesso são maiores quanto mais jovem for o paciente. Não sei a sua idade, mas imagino que vc não tenha menos que 15 anos.
Não entendi a estratégia de mini-implantes no seu caso. Seria para tracionar os caninos inclusos ou para substituí-los?
Abc,
Gustavo
em 21 de Junho de 2010 @ 18:48 107.Gustavo Bastos disse:
Dayane,
Existe por aí um monte de alternativas, mas eu particularmente, sou mais conservador do que arrojado. Eu prefiro as extrações, mas já vi muiita gente se submeter a tratamentos protéticos grandes para solucionar situações como está que vc me descreve.
Antes de tomar sua decisão, pondere com muito cuidado sobre as vantagens e desvantagens de cada procedimento.
Atenciosamente,
Gustavo
em 21 de Junho de 2010 @ 18:50 108.Gustavo Bastos disse:
Giovanna,
Lamento muito pelo ocorrido. Dentistas como esses com os quais vc teve contato desfazem muito da nossa profissão….
Sim, existe como movimentar dentes desta forma e conseguir fechar espaços maiores como este que vc descreve.
Boa sorte!!
Gustavo
em 22 de Junho de 2010 @ 17:40 109.Claudia disse:
Doutor,
Agradeço pela atenção.
No meu caso, o dentista indicou extrair os 2 caninos inclusos que tenho, e fechar os espaços com os dentes que estao ao lado (incisivo e pré molar), pois eu disse que nao queria tracionar, e ele disse que pode fazer isso.
O mini implante seria para fechar esse espaço enquanto estiver ocorrendo a movimentaçao.
Eu gostaria de saber a sua opiniao, se terei muitos riscos se continuar com esses inclusos, principalmente na questao de reabsorçao.
Tenho 21 anos.
Obrigada.
em 30 de Junho de 2010 @ 23:37 110.Monica disse:
Oi Dr.
O meu problema é falta de espaço, tenho o canino como vulgarmente chamamos de “cavalado”. Minha dentista me deu a opção de extrair um dente (pré-molar) ou usar o mini-implante. Estou numa dúvida muito grande. Pois estou com medo da extração de apenas 1 dente desalinhar minha arcada superior. Isso pode vir acontecer? O que seria mais recomendado nesse caso?
em 16 de Julho de 2010 @ 23:57 111.Karina disse:
Olá Dr,
Minha filha tem 8 anos e ha dois meses colocou o aparelho fixo para abrir o céu da boca.
Ja havia usado ele quando tinha 6 anos, mas a abertura não foi o suficiente.
Ela tem um crescimento desproporcional no maxilar superior (é muito pra frente, cresceu mais do que devia), e o inferior pra dentro, (cresceu menos do que devia. Agora o dentista colocou aqueles fixos nos dentes da frente (superior) para começar a junta-los e proximamente (acredito um mês) colocara o Extra facil , para os dentes não crescerem mais, e não irem pra frente.
Pelo que vi esse mini implantes poderiam substitui-los?
E o risco de regeição? para uma criança qual seria o mais aconselhavel?
Obrigada
em 25 de Julho de 2010 @ 23:47 112.caroline disse:
gostaria de saber onde posso comprar mini implantes da marca sin em porto alegre. Obrigada
em 29 de Julho de 2010 @ 13:57 113.Gustavo Bastos disse:
Claudia,
Não me agrada a idéia de manter dentes inclusos… Ou traciona, o que nem sempre é possível, ou remove.
Abraço,
Gustavo.