Feed Artigos Comentários

Aparelhos Gustavo Bastos em 27 Set 2009

Placa de bruxismo X contençao superior

Algumas vezes podemos utilizar placas de bruxismo no lugar da contenção superior tradicional. A vantagem desta estratégia é de associar em um mesmo aparelho removível a contenção do tratamento ortodôntico e a proteção dos dentes da ação do bruxismo.

O bruxismo é um hábito oral inconsciente, realizado predominantemente durante o sono e de causa desconhecida. Acredita-se que fatores emocionais estejam fortemente relacionados ao desenvolvimento do bruxismo, entretanto não é incomum que pessoas consideradas calmas, ou mesmo crianças, desenvolvam esta condição.

Não se sabe de tratamento específico para bruxismo, muito menos um medicamento que possa ser receitado. Agora, o que os ortodontistas sabem muito bem, é que o hábito de ranger além de desgastar os dentes, pode comprometer o resultado de um tratamento ortodôntico.

Após o tratamento ortodôntico, os dentes que se encontravam desalinhados ou mal-posicionados estão em seus devidos lugares e harmoniosamente alinhados. Ocorre que esta nova posição é menos estável que a posição inicial, que no caso de pacientes adultos, perdurava por muitas décadas. Logo, se o paciente desenvolver um hábito de bruxismo sobre os dentes recém-movimentados, aumentam as chances deles saírem do lugar.

A placa de bruxismo deve ser muito bem confeccionada. Deve ser estética, lisa, confortável e permitir que todos os dentes da arcada oposta toquem nela. Durante os movimentos bucais para frente e para ao lado dentes específicos deve tocar na placa e estabelecer uma guia de desoclusão. Ao projetar a mandíbula, apenas os dentes da frente deveriam tocar a placa. Durante os movimentos para ao lado apenas os caninos deveriam tocá-la.

DSC 4719 - DSC 4719

DSC 4721 - DSC 4721

A única desvantagem da utilização da placa como contenção é que ela não permite nenhum tipo de acomodamento dos dentes, o que pode ocorrer em pequenos graus com as contenções tradicionais. Não é incomum ver ortodontistas que não finalizam seus casos perfeitamente argumentarem que com o tempo e também com a displicência no uso da contenção, os dentes encaixarão melhor. No caso da placa este raciocínio não é valido, pois ela não permite qualquer movimento dos dentes, que ficaram aonde estão desde que o paciente use a placa todos os dias.

No meu consultório eu utilizo a placa de bruxismo para os pacientes adultos que tem algum histórico de dor articular ou muscular prévia ao tratamento ortodôntico ou ainda naqueles pacientes que já tinham o hábito de ranger os dentes ou o desenvolveram durante o tratamento. Para esses pacientes recomendo o uso durante a noite por no mínimo dois anos.

Enviar por e-mail  | Hits para esta publicação: 1312

37 comentários para “ Placa de bruxismo X contençao superior ”

  1. em 20 de Outubro de 2009 @ 23:13 1.Sandra disse:

    Por favor preciso de uma direção! Tenho 43 anos e fiz um tratamento ortodôntico quando tinha 20 anos, foi necessário extrair dois dentes para a correção, pois meus dentes superiores eram para fora. A força usada foi muito grande e em 01 ano tive de remover o aparelho, houve reabsorção das raízes dos quatro dentes superiores. E há três anos atrás os meus dentes superiores estavam apinhando, fui aconselhada a colocar o aparelho fixo novamente. Coloquei com muito medo, informei ao ortodontista o insucesso do tratamento anterior. No período do tratamento (três anos) percebia que os dentes estavam alinhando mas saindo para fora, e alguns com mobilidade. Toda vez que ia fazer a manutenção falava para o ortodontista e ele dizia que era normal, que eu estava vendo coisas. Fui fazer uma limpeza, e a dentista me alertou para um problema periodontal, então levei para o ortodontista o pedido, e só ai ele me encaminhou. A periodontista pediu a retirada do aparelho. Quando retirou meus dentes estavam realmente mais para fora do que antes e os inferiores alinhados, mais para fora, e tortos (ouvi alguma coisa sobre vestibularizar). Não parou por ai, coloquei uma placa de contenção para manter (para que os dentes não ficassem pior do que já estavam) e agora meus dois dentes maiores superiores estam abrindo, e parece que continua saindo para frente, liguei para o ortodontista e ele me disse para nova avaliação só depois de um mês! Por favor me fale o que fazer, estou com medo de perder os dentes, a periodontista me disse que a retração das raízes aumentaram.

  2. em 21 de Outubro de 2009 @ 12:25 2.Gustavo Bastos disse:

    Sandra,

    Raras são as vezes em que o tratamento ortodôntico tem como objetivo vestibularizar os dentes da frente (colocar mais para fora). Na maioria das vezes o que se quer é o contrário. Sendo assim, não acho “normal” que os dentes tenha ido mais para fora ainda…

    Acho estranho você ter feito duas extrações superiores e ter novamente apinhamento nos dentes de cima. Realmente gostaria de ver as fotos para dar uma opinião…

    Realmente não compreendo porque o seu ortodontista não te atende prontamente. Em casos como esse eu penso que o ortodontista deve querer participar juntamente com o periodontista da busca por soluções. Eu particularmente SEMPRE tenho tempo para meus pacientes. Não há isso de horário só para daqui a um mês…

    Boa sorte!

    Gustavo.

  3. em 29 de Outubro de 2009 @ 20:38 3.Heloisa Silva disse:

    Dr. Gustavo,
    boa noite!
    Posso usar a placa que utilizava para clareamente dos dentes como placa para bruxismo ou é necessário fazer outra?

    Obrigada.

  4. em 19 de Novembro de 2009 @ 15:11 4.Gustavo Bastos disse:

    Heloisa,

    A placa de clareamento não é adequada para proteger os dentes do bruxismo. Além de ser flexível e frágil, ela não é lisa e não tem outras características que a placa estabilizadora possui.

    Atenciosamente,

  5. em 25 de Novembro de 2009 @ 16:53 5.Milla disse:

    Dr. Gustavo, tirei meu aparelho fixo que usei por aproximadamente 2 anos e meio. O dentista me recomendou que voltasse em duas semanas para buscar a minha contenção. Nesse período, senti que um dos dentes superiores desalinhou um pouco. Quando deu o prazo de 2 semanas retornei ao consultório e ele me deu uma Placa de Mordida, como essa da foto para que eu use como contenção. Gostaria de saber se esse dente que desalinhou um pouco vai realinhar com o uso correto da placa e se é correto também o uso dessa placa mesmo. Pois normalmente vejo pessoas que retiram o aparelho fixo, utilizarem um removível para contenção. Me esclareça, por favor. Muito Obrigada!

  6. em 25 de Novembro de 2009 @ 17:10 6.Gustavo Bastos disse:

    Milla,

    Não tenho certeza se a placa conseguirá colocar o dente de volta ao lugar. É uma pena que vc tenha esperado duas semanas, pois os dentes começam a se movimentar muito rapidamente e a contenção deve ser instalada em no máximo uma semana.

    Acho que, para alguns casos, esta placa é bem vinda. Em situações de bruxismo por exemplo esta é uma ótima opção.

    Boa sorte!

    Gustavo

  7. em 4 de Dezembro de 2009 @ 18:55 7.thaize disse:

    dr.gustavo.tenho uma duvia…fui no dentista e já fiz o documento e na avaliçao ele disse ,que tenho que fazer o mini implante,pq extrai o molar superior,e nos dentes da mandibula fazer desgaste(tenho todos dentes debaixo).quero saber se fazer desgaste nao prejudica?fica sensivel depois?por favor me tire essas duvidas.ah tenho 30 anos é tarde pra fazer o tratamento?Obrigado!

  8. em 22 de Dezembro de 2009 @ 09:22 8.Gustavo Bastos disse:

    Thaize,

    Se o desgaste dos dentes causará ou não sensibilidade dependerá da quantidade de desgaste q será realizado.

    Outra informação: As regiões entre os dentes, onde se fazem os desgastes são áreas com baixíssimo índice de sensibilidade.

    Boa sorte!

    Gustavo

  9. em 3 de Janeiro de 2010 @ 15:24 9.Pedro Soares disse:

    De que material é feita essa placa?

  10. em 8 de Janeiro de 2010 @ 03:06 10.marcia feltrin disse:

    Dr. tenho ATM, a noite eu tenho briquismo estou fazendo o tratamento com a placa uso somente para dormir essa foi a recomendação do meu dentista. Durante o dia eu tenho bruxismo, briquismo e tenho o habito de roer as unhas, isso acontece espontaneamente não consigo controlar, quando chega a noite estou com dores no maxilar e muito cansaço. Gostaria de saber se é possivél o uso de um aparelho movel durante o dia para que eu evite de roer as unhas, estou fazendo o tratamento desde abril do ano passado já fiz fisioterapia melhorou depois voltou a doer.
    Etava tomando diazepan para dormir, más confesso que o calmante não me faz efeito nenhum, porque será?
    Tentei usar a placa durante o dia, más feriu minha boca, não sei mais o que fazer.
    Se puder me ajudar agradeço desde já.

  11. em 8 de Janeiro de 2010 @ 03:20 11.marcia feltrin disse:

    Meu comentário anterior não está aparecendo no site, quando eu reenvio uma mensagem aparece dizendo que já foi detectado o comentáriom más ele não aparece.

  12. em 8 de Janeiro de 2010 @ 03:20 12.marcia feltrin disse:

    agora apareceu.

  13. em 10 de Janeiro de 2010 @ 18:50 13.nuno santos disse:

    Olá doutora, tenho 14 anos e tenho a colocar duas questões, sendo que uma delas não tem haver com o tema em debate aqui no site, mas gostaria que me ajudassem, se possível. Eu tenho um aparelho nos dentes superiores e inferiores, e também tenho outros dois aparelhos, um colocado no “céu” da boca, e outro atrás dos dentes inferiores. Gostaria de saber qual a sua utilidade.
    A outra questão era saber se o tempo que se deve usar os aparelhos de contenção varia de idade para idade,sendo a minha idade como exemplo de pergunta.
    Agradecido,
    Nuno Santos, Lisboa

  14. em 10 de Janeiro de 2010 @ 18:51 14.nuno santos disse:

    Peço desculpa pelo meu engano ao mencionar lhe como doutora. Não foi por mal. As minhas sinceras desculpas.
    Nuno Santos, Lisboa

  15. em 14 de Janeiro de 2010 @ 17:37 15.Raíssa disse:

    Ei gustavo joia?
    olha a uns dois anos eu tinha uma pequena separaçao nos dois dentes da frente, e ao inves de usar aparelho minha dentista fez uma apicaçao de resina aonde deixou eles fechadinhhos! prem com um tempo eles se abriram =/ e quando eu durmo acordo com uma mordida muito forte aonde meus dentes de baixo batem nesses dois de cima! Ai entao um outro dentista me recomendou essa placa, mesmo dizendo que esse não e um caso de bruxismo! Isso resolveria os meus dentes nao abrirem mais daqui pra frente?

    Obrigadaaa, bj!

  16. em 25 de Janeiro de 2010 @ 16:26 16.Gustavo Bastos disse:

    Pedro,

    Esta placa é feita de resina acrílica termo-ativada.

    Gustavo

  17. em 25 de Janeiro de 2010 @ 16:28 17.Gustavo Bastos disse:

    Marcia,

    Para dar uma opinião precisaria examiná-la e conversar com calma com você. É impossível para mim dar uma opinião, ainda mais porque não estou vendo a placa que você usa.

    Abraço,

    Gustavo

  18. em 25 de Janeiro de 2010 @ 16:33 18.Gustavo Bastos disse:

    Como vai Nuno!

    Me parece, pela sua descrição, que você possui uma barra palatina (superior) e uma arco lingual (inferior). Se for isso, podemos dizer que:

    1 - A barra palatina ou qualquer outro dispositivo superior serve para expandir a arcada, o que na sua idade é feito com certa frequencia, ou para manter os dentes superiores no lugar, servindo como apoio para trazer os dentes da frente mais para a trás.

    2 - A barra inferior serviria para segurar os molares em sua posição, quer seja para puxar os dentes da frente para trás, ou para manter os espaços dos dentes de leite que ainda não caíram, o que provavelmente não é o seu caso…

    Pergunte a seu dentista sobre o que está acontecendo na sua boca. Eu entendo que é FUNDAMENTAL que meus pacientes colaborem com o tratamento e para tanto eles precisam saber o que está se passando.

    Abraço,

    Gustavo

  19. em 25 de Janeiro de 2010 @ 19:39 19.Gustavo Bastos disse:

    Raíssa,

    Me parece que os seus dentes de baixo estão tocando forte na parte de trás dos de cima. Isto acontecendo faz com que os dentes de cima abram…

    Como resolver:

    1 - Aparelho ortodôntico para ajustar a oclusão
    2 - Desgaste dos dentes de baixo (os que tocam)
    3 - Desgastes nos dentes de cima (onde toca)

    A placa não vai ajudar muito pois só resolve o problema quando vc a usa, o que não ocorre quando vc mastiga.

    Acho que aparelho ortodôntico pode ser uma boa opção…

    Gustavo

  20. em 25 de Janeiro de 2010 @ 20:07 20.Raíssa disse:

    ah =) mais eu fui em outro dentista agora parece que realmente é bruxismo =/
    eu iria usar aquela placa de silicone, ele disse que tava errada então melhor seria a outra mais resistente. ele fez alguns testes de toque assim no meu maxiliar e eu senti muita dor em alguns pontos.. to tomando um remedio pra relaxar um pouco os musculos… mas assim em todos os dentistas que passei eu perguntei se necessitava de usar um aparelho eles disseram que não =/

    brigada pela atenção Gustavo. bj =)

  21. em 6 de Fevereiro de 2010 @ 22:46 21.Cynthia disse:

    Olá Doutor
    Tenho bruxismo desde criança meus dentes da frente estão gastos por causa disto,minha sorte é que tenho dentes de coelha assim, não ficou tão feio, também sinto dor na região do maxilar, eu aperto tanto os dentes a noite que tenho pesadelo de que meus dentes estão moles e caindo,quando acordo meus dentes estão doloridos e realmente meio moles.
    Estou usando placa de silicone so nos dentes da frente em baixo não chega nos molares,em cima não uso nada.
    Mas ainda aperto muito a placa (so uso a noite)e de dia sinto os músculos da face contraindo tento ficar com a mandíbula relaxada mas continuam contraindo, o doutor que eu faço tratamento disse que se eu continuar assim eu vou ter que tomar ansiolitico, mas eu não sou estressada se eu tomar isso uma tartaruga vai ser mais rapida que eu.
    Sera que uma segunda opinião não seria melhor?
    estou preocupada com isso pois não durmo direito ha muitos anos e queria muito resolver esse problema.
    Se o Doutor puder me dar alguma opinião serei grata, e desculpe pela longa redação.
    Beijos e abraços e obrigada

  22. em 16 de Fevereiro de 2010 @ 20:14 22.Gustavo Bastos disse:

    Cynthia,

    Pelo que entendi, voce usa uma placa resiliente, ou seja, uma placa de silicone. Acho que vc precisa urgentemente substituir esta placa por uma de acrílico. Pesquisas demonstram que as placas resilientes não são recomendadas para pessoas que apresentam bruxismo.

    Minha experiencia com as placas de acrílico é bastante positiva e os pacientes sentem bastante conforto ao usá-las.

    Boa sorte!!

    Gustavo

  23. em 2 de Março de 2010 @ 18:10 23.Ana disse:

    Boa tarde;

    TEnho mordida cruzada e quando acordo sinto que mordi a lingua e meus dentes ficam se debatendo,retirei os meus caninos superiores,pois os mesmos nasceram em cima dos outros.
    Ja consultei vários dentistas e todos se recusaram a dar um diagnostico.
    moro em uberlandia-mg tenho 40 anos
    Poderia me ajudar?

    Grata

    Ana C.

  24. em 3 de Março de 2010 @ 18:50 24.Gustavo Bastos disse:

    Ana,

    Para poder te ajudar precisaria te ver. Se quiser vir ao Rio de Janeiro….

    Atenciosamente,

    Gustavo

  25. em 19 de Abril de 2010 @ 01:42 25.Renata disse:

    Doutor Gustavo,

    Tenho bruxismo e uso placa de acrílico. Estou em uso de um relaxante muscular também. Comecei com tizanidina, mas tive muito sono e meu dentista substituiu por carisoprodol. Mas a sonolência ainda é muito grande, que atrapalha muito minha rotina. Gostaria de saber se há outro relaxante muscular que cause menos sonolência e ainda gostaria de saber sobre a possibilidade de fisioterapia para alívio da dor e relaxamento.

    Obrigada!

  26. em 21 de Abril de 2010 @ 19:50 26.Gustavo Bastos disse:

    Renata,

    Vc tem dor??
    O relaxante muscular é para que objetivo??

    Abraço,

    Gustavo

  27. em 22 de Maio de 2010 @ 01:34 27.claudio disse:

    Bom eu tenho bruxismo e precisava clarear os dentes, minha destista recomendou o aparelho de clareamento para os dois casos, disse que o aparelho é resistente para o bruxismo, sera que ela esta certa?

  28. em 4 de Junho de 2010 @ 10:52 28.Fernando disse:

    Dr. Gustavo, usei aparelho durante 4 anos e tirei já fazem 2 anos, e não usei a contenção (me arrependo até hoje), também tenho bruxismo e não uso placa. Como resultado da minha inconsequência, meus dentes desalinharam (estão horriveis), e não posso mas colocar aparelho porque houve reabsorção. E agora o que faço?

    A dentista que me atendeu, indicou um tratamento que não estou lembrado o nome, ela disse que ia desgatar as partes desalinhadas e preencher a diferença com uma material (não me lembro agora)para ficar todos alinhados. Vale a pena isso, estou juntando dinheiro para fazer porque o orçamento foi muito alto?

  29. em 15 de Junho de 2010 @ 14:12 29.Geisa disse:

    Boa tarde
    Eu uso aparelho a 2 anos e meio, resolvi tirar porque nao estou confiando mais na dentista. Meu caso era simples, so a mordida mesmo, o canino nao encaixava entre os dentes de baixo onde deveria encaixar, e desde que coloquei esse espaço minimo, de 2 milimetros no maximo nao mudou. Só que descobri ontem que ela no usou a barra palatina no inicio do tratamento, acho q eskeceu, pois o tubo pra colocar a placa foi colocado, e a placa nao. Gostaria de saber se isso pode ter contribuido para o nao encaixe certo da mordida.Muito obrigada.

  30. em 21 de Junho de 2010 @ 18:23 30.Gustavo Bastos disse:

    Prezado Claudio,

    não concordo. Moldeira de clareamento é completamente diferente do que uma placa para bruxismo. Apenas como exemplo, a placa de clareamento é flexível e acompanha a anatomia do dente, enquanto que a de bruxismo é rígida e lisa.

    Boa sorte!!

  31. em 21 de Junho de 2010 @ 18:30 31.Gustavo Bastos disse:

    Olá Fernando,

    lamento pelas reabsorções. Mas, não necessariamente as reabsorções inviabilizam o tratamento ortodôntico. Será que são tão graves assim?

    Me parece que sua dentista está lhe propondo um tratamento protético, que assim como o tratamento ortodôntico, apresenta vantagens e desvantagens.
    Converse com seu dentista pois tratamento protético envolve desgastes grandes e irreversíveis dos dentes.

    Boa sorte!!

    Um abraço.

  32. em 21 de Junho de 2010 @ 18:32 32.Gustavo Bastos disse:

    Geisa,

    Está difícil de entender o problema, mas concordo que sendo simples como vc está dizendo, não seria necessário dois anos….

    Tente conversar com sua ortodontista para esclarecer melhor o que aconteceu.

    abc,

    Gustavo.

  33. em 15 de Julho de 2010 @ 23:29 33.Thiago disse:

    Dr. fui colocar o aparelho mas não pude coloca-lo porque estava com reabsorção.

    Existe tratamento para isso se o Senhor precisar da foto do raio-x eu mando só para o senhor ver.

    Grato.

  34. em 17 de Julho de 2010 @ 16:56 34.Isabela V. disse:

    Olá, Gustavo! Tudo bem?
    Tenho 25 anos e há 4 anos uso placa pra bruxismo. Durante esses anos fiquei sem usar por várias vezes por alguns meses, por ter perdido, quebrado, etc. Após alguns meses sem voltei a usar, e a adaptação é mto boa, na verdade nem consigo mais dormir sem, parece q falta algo.
    Estou preocupada pq tbém tenho sobremordida e mordida cruzada, fui indicada a colocar aparelho ortodôntico, e acho que não mais poderei utilizar a placa de bruxismo, pois meus dentes são mto pequenos, não teria espaço para os dois. Apenas no início do tratamento, durante uns 3 meses, q passarei a usar nos dentes de baixo, sempre usei nos de cima, pq por falta de espaço só vou colocar aparelho nos dentes inferiores depois.
    Gostaria de saber se vc vê uma solução, pois como disse, tenho dentes mto pequenos e já bem desgastados, tenho medo de desgastar mais se parar de usar a placa.
    Obrigada.

  35. em 21 de Julho de 2010 @ 11:49 35.Gustavo Bastos disse:

    Thiago,

    Não, ainda não existe tratamento para a reabsorção de raízes.

    Sim, posso dar uma opinião sobre seu caso se receber as radiografias.

    Atenciosamente,

    Gustavo

  36. em 21 de Julho de 2010 @ 11:56 36.Gustavo Bastos disse:

    Isabela,

    Não sei se compreendi bem sua pergunta.
    Se a sua dúvida é sobre o uso concomitante da placa e do aparelho, posso dizer que não é possível.

    Vc usa o aparelho ortodôntico e depois faz uma nova placa de bruxismo.

    Não acredito que seus dentes sejam tão pequenos que não possam ser tratados tanto ortodônticamente, como com placa.

    Se eu não tiver respondido sua dúvida me envie novo comentário para que eu possa ser mais preciso.

    Boa sorte!!

    Gustavo

  37. em 21 de Julho de 2010 @ 13:39 37.Isabela V. disse:

    Oi, Dr Gustavo!
    Obrigada por me responder.
    Realmente vi que não fui mto clara na minha pergunta.
    Eu quero se posso, ao mesmo tempo, usar o aparelho ortodôntico fixo e a placa de bruxismo pra dormir. O que eu disse sobre meus dentes serem pequenos, é que acho que não caiba os dois ao mesmo tempo, mesmo fazendo uma placa bem curtinha.
    Bem, gostaria de saber se é possível, e o que seria mais indicado no meu caso, tratar primeiro a sobremordida e mordida cruzada ou continuar usando a placa para bruxismo.
    Obrigada.

Link desta publicação | RSS dos Comentários

Deixe uma resposta.